Projetos

 Ano Letivo 2012/2013

Lisboa, 16 e 17 de outubro de 2012

Kivo nas turmas do 3º ano - Sobre a Bandeira Municipal de Lisboa

A bandeira de Lisboa, tal como "definitivamente" estipulado em 1940 por proposta da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, é assim descrita:
Gironada de branco e negro de oito peças [os "triângulos"], com o brasão de armas sobreposto. Cordões e bolas de prata e negro. Haste e lanças douradas [estandarte]. Como a peça principal das Armas é o barco, que é de prata e negro, a bandeira é branca, representando a prata, e a negro.


Quanto ao brasão:
Armas de ouro, com um barco exteriormente de negro realçado de prata, e interiormente de prata realçado de negro, mastreado e encordado de negro, com uma vela ferrada de cinco bolsas de prata. A proa e a popa rematadas por dois corvos de negro afrontados. Leme de negro realçado de prata. O barco assente num mar de sete faixas onduladas. Coroa mural de ouro de cinco torres. Colar da Torre e Espada. Listel branco com os dizeres ‘Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Lisboa’ a negro.



Aquela que é hoje a bandeira municipal do Concelho de Lisboa tem origens antigas, entrelaçadas com alguns dos mais importantes momentos da história da cidade (e em simultâneo, do País) mas também, inevitavelmente, com as referências religiosas que marcaram aqueles acontecimentos e a própria sociedade, ao tempo em que ocorreram.

 Ficámos a conhecer a história da bandeira...





  
Recortámos, colámos e construímos a Bandeira...








Lisboa, 25 de setembro de 2012

O Kivo nas turmas do 3ºano - Casas Típicas de Portugal
Hoje a Vitória e a Ana vieram à nossa escola explicar-nos como surgiu o Portugal dos Pequeninos.
 Fica situado em Coimbra, foi inaugurado a 8 de Junho de 1940 e é um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança.
Nasceu pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e foi projectado pelo arquitecto Cassiano Branco.
Posteriormente, mostraram-nos as diversas típicas casas portuguesas e explicaram as caraterísticas e curiosidades das suas construções. 



No final, com aguarelas, pintámos uma casa típica de Portugal.




Ano Letivo 2011/2012

Projeto Ilustrar é ler +

Um projeto com base nos direitos da criança, que foram apresentados aos alunos numa visita ao espaço a brincar.
Daí surgiu a oportunidade de participar ilustrado segundo a técnica mista de Rute Reimão.




Entrevista à Presidente da Junta de Freguesia

A fim de adquirir a capacidade e experiência de entrevistar os alunos do 3º A deslocaram-se à Junta de Freguesia da Penha de França para entrevistar a Presidente, ficam aqui alguns registos do momento.




AS PLANTAS

O grupo de professoras e alunos do 3º ano juntaram-se para trabalhar a unidade programática sobre as plantas.

Plantação por estaca




Aula sobre tipos de plantas, sementes e formas das folhas



CoastWatch: proteger, preservar, sensibilizar...






TRABALHO DE CAMPO NA PRAIA DAS AVENCAS (Parede) PARA RECOLHA DE DADOS AMBIENTAIS , EM MARÇO DE 2012. PROJETO COASTWATCH KIDS.

Calcário Conquífero

Crianças Observando poça de maré

Crianças observando a biodiversidade

Fonte - poluidora - afluente urbano na praia das avencas


Passadiços - formas de controle da erosão

Plantas Infestantes

Registo da biodiversidade nas poças de maré

CoastWatch: proteger, preservar, sensibilizar...
A EB1 Victor Palla participou no Seminário Nacional CoastWatch 2011/12, "Proteger, Promover e Sensibilizar", com a comunicação em Poster "Aspetos Ambientais da Enseada da Bafureira" (praia do concelho de Cascais) - local onde incidiu a recolha de dados ambientais relativos à Campanha CoastWatch 20. Estiveram envolvidas as turmas 4º A e C.
Arrancou a 5 de março a implementação do projeto CoastWatch Europe (PCWE) na Escola EB1 Victor Palla, com a realização de um seminário participado pelos alunos e professores envolvidos na 22.ª Campanha de monitorização do litoral português

Proteger, preservar e sensibilizar são os objetivos da 22.ª Campanha do PCWE, cuja apresentação inicial decorreu na Escola EB1 Victor Palla, sob orientação de Maria Carolina Farias, professora de Geografia e entusiasta deste projeto, e que contou com a presença das turmas envolvidas em mais uma iniciativa de monitorização dos ambientes litorais – 4.º A e C.
A sensibilização dos alunos para o projeto passou pela discussão ativa de temáticas do litoral, pela apresentação das etapas do método científico, pela procura da convergência dos conceitos específicos do projeto com os dos programas (duna, tipos de costa, biodiversidade de espécies...), tendo a dinamizadora contribuído para a participação ativa dos estudantes, que demonstraram com grande vivacidade as aprendizagens conseguidas.
No final da sessão, em jeito de avaliação, com recurso a uma chuva de ideias em torno da questão “o que te ficou na cabeça?”, os participantes enumeraram, em catadupa, conceitos e ideias sobre os ambientes litorais: erosão, resíduos sólidos, costa alta, costa baixa, duna, arriba, estuário, redes de pesca abandonadas no mar, animais marinhos cativos por sacos de plástico depositados nas águas, cidadania, cidadão, ciência (...). Estão de parabéns pelo seu interesse e conhecimentos demonstrados!





Bom CoastWatch turmas 4.º A e C!






O Programa de Educação Financeira: Montepio, EB1 Victor Palla 2011-2012





A crise financeira e económica que, na última década, se foi instalando em alguns dos países ocidentais, tornando-se global, fez despertar a importância da educação financeira orientada para as famílias. De repente, todos falam da sua necessidade. A procura em qualquer motor de busca na Internet é reveladora disso mesmo. Emergem recomendações e definem-se programas de acção, provenientes de organismos internacionais (OCDE, Comissão Europeia) e nacionais (Ministério da Educação, Associação Portuguesa de Bancos, Banco de Portugal), ao mesmo tempo, que investigadores sociais e jornalistas se esforçam em explicar os comportamentos de consumo que as pessoas deverão adotar para fazerem face à crise financeira.
O Montepio, enquanto Associação Mutualista e instituição bancária,  foi pioneiro no desenho e implementação de um programa de literacia financeira, para crianças jovens e adultos. A iniciativa, cujo lema é “ensinar a poupar e a investir”, tem por objectivo prevenir o sobreendividamento, estimular a poupança e apoiar as famílias na organização do seu dia a dia financeiro.
A EB1 Victor Palla, ao reconhecer a importância do programa de educação financeira do Montepio, enquanto instrumento promotor da cidadania económica ativa nas crianças, implementou-o, no âmbito dos projectos curriculares de Turma do 3º e 4º anos, no ano letivo de 2010/2011. No presente ano lectivo, a Escola dá continuidade ao programa. Com o desenvolvimento do programa impõe-se a procura de respostas às seguintes questões: O que é o dinheiro? Para que serve? Como posso tornar-me um adulto auto-suficiente finaceiramente? Como tomar decisões de consumo conscientes? Como posso gerir o meu orçamento? Como posso poupar? Como aprender a fazer as perguntas certas a uma entidade financeira?




Intencionalidade curricular do programa EF, em resumo:  Matemática – (i) reconhecer a importância da matemática e outras disciplinas escolares  na vida diária, (ii) predispor-se a usar ideias e métodos matemáticos em situações do seu quotidiano e aplicá-los com sucesso (ME, PM, 2011) . Língua Portuguesa – (i) compreender e produzir discursos orais formais e públicos (participação no Workshop), (ii) ser um leitor fluente e crítico ME, CNCE, 2001). Estudo do Meio – participar na discussão sobre a importância de procura de soluções individuais e coletivas visando a qualidade de vida, (ii) exprime, fundamenta e discute ideias pessoais sobre fenómenos do meio físico e social com vista a uma aprendizagem solidária e cooperativa (ME, CNCE, 2001).


ATIVIDADES
OBJETIVOS
CALENDARIZAÇÃO /PARTICIPANTES
                                        
Workshop “A dona Poupança”

- Clarificar os valores associados ao dinheiro.
- Conhecer os diferentes meios de pagamento de um bem ou serviço.
- Esclarecer o papel das instituições financeiras.
Turma : 4º B
6 de março/Dinamização: Sofia Faria (voluntária Montepio)

Visita de estudo a um balcão do Montepio


- Conhecer o funcionamento de um instituição financeira.


Março

Interpretação da e
história “A Dona Poupança: de tostão em tostão se chega ao milhão”


- Clarificar os valores associados ao dinheiro (O que é o dinheiro? Para que serve? De onde vem? Como gastar? Como poupar?)
Turma / Sala de aula

Março

Visita a um supermercado Jumbo – “ A minha lista de compras”

- Construir uma lista de compras, de acordo com o orçamento disponível.
- Promover decisões de consumo conscientes.


Abril
Professores: Ana Paula Carita e António Gabriel




22ª CAMPANHA COASTWATCH  - EDUCAÇÃO 

AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE: proteger, 

promover, sensibilizar


PLANO COASTWATCH – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NUNO GONÇALVES : EB1 Arquitecto Victor Palla

Competências a promover com o Projeto Coastwatch - O Coastwatch (PCW) é um projecto de âmbito europeu que tem por objectivo o desenvolvimento da cidadania ativa nas crianças, jovens e população em geral. À escala europeia conta com um grande número de voluntários, que se envolvem em atividades de monitorização do litoral. É, desta forma, um poderoso instrumento de promoção da cidadania ambiental. Os voluntários (alunos, professores, encarregados de educação, associações locais, autarquias e cidadãos individualmente) são convidados, até 15 de março, a participarem na campanha nacional – 22ª no presente ano – de monitorização da costa portuguesa. O projeto favorece às crianças e jovens alunos a aquisição de informação, de conhecimentos científicos e de práticas, que poderão mobilizar para a  gestão dos ambientes litorais.


Cruzamento das competências do PCW com as competências gerais do curriculo pretendidas à saída do ensino básico (ME, 2001): (i) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano,  (ii) Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber científico, cultural e tecnológico para se expressar, (iii) Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns, (iiii) Adopatar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisão, (iiiii) Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.




ETAPAS
OBJECTIVOS
PARTICIPANTES
CALENDARIZAÇÃO /LOCAL

Workshop: Pensar e promover a sustentabilidade do litoral.



- Conhecer problemas ambientais das áreas litorais.

- Clarificar conceitos científicos dos ambientes litorais.

- Discutir o questionário de monitorização do litoral.  


Turmas: 4.º A e C
Dinamização:
Profª Carolina Farias (convidada)

EB1 Victor Palla – 5 de março

Monitorização no local



- Recolher dados ambientais da unidade em estudo (biofisicos, antrópicos, ordemanento do território).

- Aplicar  estratégias de recolha de informação científica (questionário, registo fotográfico, notas de campo).


Turmas: 4.º A e 4º C

Professores

Encarregados de educação

12 de Março  - Cascais

Seminário Pensar e promover a sustentabilidade do litoral



- Apresentar ao público os resultados da monitorização da unidade ambiental em estudo.

- Debater questões ambientais das áreas costeiras.

Turmas 4.º A e 4º C

Coordenadora Nacional do PCW

Mês de maio - Centro de Recursos Nuno Gonçalves
Seminário Nacional
- Divulgar ao público os resultados da monitorização da unidade ambiental.

Turmas 4º A e 4º C (com a produção de comunicação em poster)
28, 29 de junho / Mafra
Professores: Ana Abreu, António Gabriel, Diana Martins e Tânia Quaresma.


Jornal da Escola - Vale de Palavras



O jornal da escola já está à venda e com muitos artigos interessantes escritos pelos nossos alunos.

Os alunos do 4º A montaram a capa e ficou muito bem.



Arquivo Municipal

Como já vem sendo habitual a Ana e a Vitória vieram à nossa escola montar uma peça de teatro com os alunos do 4º Ano.

Preparar...


Ação...


O Kivo vem à escola: Visita pelo Bairro

O 3º ano visitou a localidade da Penha de França, mas de uma forma muito interessante, pois seguiram umas indicações e tiveram que marcar alguns locais no mapa.



No final, todos os alunos ficaram a conhecer mais e melhor a Penha de França.


O Kivo vem à escola: Explorar a Bandeira da Cidade.



O Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, representado pela Vitória e pela Ana vieram à nossa escola explicar qual o siginificado de cada elemento que constitui a bandeira da cidade de Lisboa.
No final deiram-nos a possibilidade de montar e guardar uma bandeira em formato de papel.